In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:
O acelerômetro (português brasileiro) ou acelerómetro (português europeu) é um dispositivo usado para medir a aceleração própria de um sistema. O conceito de aceleração própria surgiu em 1915 com os trabalhos de Albert Einstein sobre a Teoria da Relatividade Geral. A aceleração própria de um sistema é medida em relação a outro sistema em queda livre, de modo que esta está atrelada à sua sensação de peso. Portanto, um acelerômetro em repouso sobre a superfície da Terra indicará uma aceleração g (9,81 m/s²) para cima, pois, em relação a um objeto em queda livre, o acelerômetro está acelerado a 9,81 m/s² para cima. Por outro lado, quando em queda livre, seja na Terra ou na Lua, um acelerômetro indicará aceleração nula, embora a aceleração de coordenadas (isto é, a aceleração em seu sentido convencional), seja bastante diferente em cada um dos casos.
Esses dispositivos são largamente aplicados na indústria e na ciência. Eles são usados para detectar e monitorar vibrações em sistemas mecânicos, tais como mancais de elementos rotativos, caixas de engrenagem e componentes estruturais em geral. No setor da saúde, são usados para caracterizar a inclinação de membros e para medir a transmissibilidade de vibrações de máquinas e ferramentas para o corpo humano. Acelerômetros altamente sensíveis são usados como componentes de sistemas de navegação de aeronaves e mísseis. Em alguns aparelhos eletrônicos portáteis, como tablets e smartphones, acelerômetros são usados de maneira a manter as imagens exibidas na tela sempre na posição vertical. Eles são, ainda, utilizados em drones para estabilização de voo.
Acelerômetros são dispositivos que podem funcionar a partir de diversos efeitos físicos, com destaque para os piezoelétricos, os piezoresistivos, os capacitivos e os MEMS. Eles, de modo geral, fornecem uma saída que é proporcional à aceleração a ser medida. Os acelerômetros são encontrados em diversos tamanhos, massas, sensibilidade, eixos de medição e faixas de amplitude e frequência, de maneira a atender aos diversos requisitos de aplicação.